Apresentações – Estratégia Empresarial – FIT


E aqui o último trabalho, também em formato slidecast, sobre a Natura

Não custa lembrar que seus comentários e questionamentos são muito importantes

6 Respostas para “Apresentações – Estratégia Empresarial – FIT

  1. Vanessa Medina

    Olá pessoal,

    Sou aluna do 1º semestre do GATI, e ao assistir a apresentação sobre a Natura, vi que não foi citado que a Natura não possui lojas como uma de suas concorrentes “O Boticário”. É válido considerar o fato de não termos o fácil acesso aos produtos da Natura como temos aos produtos do Boticário, como uma fraqueza, e uma falha na estratégia? E também gostaria de saber se existe algum projeto para que a compra dos produtos, não seja apenas através das revendedoras?

    • grupo Natura - Alex

      “O acesso aos produtos Natura pelo canal de revendedoras não deveria ser visto como falha na estratégia ou mesmo fraqueza, uma vez que é um dos principais diferenciais em relação aos concorrentes, tanto no quesito custo, uma vez que não demanda espaço físico e as demais despesas referentes às instalações, além das questões trabalhistas, como contratações. A Natura se utiliza desse canal de vendas diretas como parte integrante de sua estratégia de liderança na diferenciação de produtos e serviços voltado à sustentabilidade, pois essas revendedoras são as disseminadoras do conceito “Bem Estar Bem”, além de esclarecer dúvidas sobre os produtos da marca. Por outro lado, para facilitar o contato com seus produtos, existe um projeto de criação de espaços abertos ao público, como a “Casa Natura”, que é um espaço misto de centro de conveniência e loja, onde os consumidores poderão experimentar toda a linha de produtos da Natura e comprá-los, além de experimentar massagens e realizar cursos.

  2. Só fazendo um adendo a pergunta da Vanessa. É sabido que no Brasil existe a cultura das revendedoras, que nem sempre é bem divulgado pelo fato de não sabermos quem são essas pessoas, no entanto, a Natura em 2005 inaugurou a primeira loja MUNDIAL na Fraça, queria saber se a estratégia utilizada na ocasião foi revista e adaptada para os planos da empresa no cenário NACIONAL?

    • grupo Natura - Alex

      O grupo analisou a estratégia da Natura na França como incorreta, pois não considerou importantes fatores como cultura local, legislação e canais de vendas. A Natura tentou impor sua estratégia em um país, e não estava preparada para isso. A partir disso, o grupo propôs uma estratégia direfente, como a aquisição de empresas já estabelecidas na América Latina, em países onde não existe a marca Natura, com canal de vendas já estabelecido, e que possuam como premissas ser idônea, ética e íntegra, para que fosse implementado com sucesso o conceito de sustentabilidade nos negócios.”

  3. Tássia Lira

    no slide 14 no último tópico de estratégia futura, cita sobre a presença da Natura em países da América Latina. Como será a abordagem aos cliente finais, será somente por consultoras como aqui no Brasil ou será uma abordagem mista como na França, direta por loja e indireta por consultoras.

    Qual seria a pesquisa realizada para identificar qual a melhor abordagem para os clientes de culturas diferentes?

  4. Grupo Natura

    A principal concorrente da Natura é a Avon (Venda Direta) o mercado de
    venda direta é diferente de franquias.
    O publico que quer comprar um produto da Natura não é o mesmo que vai no
    supermercado comprar Nivea…ou vai na loja e leva qualquer coisa..

    Um dos principios da venda direta é encadeamente de relação Natura com seu
    colaboradores e coms seus consumidores, fora que é um atendimento personalizado. As pessoas possuem esta ciencia (demora na entrega) porém
    compram Natura pela qualidade de seu produto, Marca Brasileira, Produto com
    qualidade, empresa responsavel e sustentavel, ótimos aromas. etc esta é a
    Natura.